29/03/2019 :: Arcebispo Hoser no Retiro Espiritual Internacional para os organizadores peregrinos: O propósito da peregrinação é a divinização do homem

 

Com a inscrição dos participantes e do programa litúrgico da noite na Igreja de São Tiago em Medjugorje, aconteceu o Vigésimo Sexto Retiro Espiritual Internacional para os organizadores de peregrinações, guias para os centros de paz e grupos de oração, peregrinações e caridade relacionados com Medjugorje. O tema do encontro foi "Siga-me" (Mc 10, 21).
 
No dia 19 de março, Solenidade de São José, o retiro espiritual prosseguiu com Adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar. Então o frei Marinko Šakota, pároco de Medjugorje, saudou os participantes , 351, de 28 países do Mundo - Ele expressou suas boas-vindas, ou melhor, suas " boas vindas de volta a casa ".
 
Frei Marinko disse que hoje, para o Arcebispo Henryk Hoser, Visitador Apostólico para a paróquia de Medjugorje, é também um "aniversário": de fato, hoje ocorre o décimo quarto aniversário de sua Ordenação Episcopal. Em seguida, o bispo Hoser dirigiu-se aos presentes. Ele falou sobre o papel dos guias na peregrinação, bem como a história e o significado da própria peregrinação.
 
Monsenhor Hoser disse que estamos imersos em uma vida mundana, mas o objetivo da peregrinação é outro mundo, que pertence a Deus.
 
«Em uma peregrinação, encontramos o que perdemos ou seja aquele contato intensivo com nosso Deus e Salvador. Trata-se de descobrir do que só o homem é capaz, ou seja, transcendência: entrar, de fato, em contato com Deus. Lá descobrimos o que muitas vezes se repete em Medjugorje, isto é, que Deus é amor e nos ama. Se estamos em contato com Ele, então o nosso relacionamento com os homens também será melhor: amamos os outros e descobrimos que eles são uma imagem de Deus. O propósito da peregrinação é a divinização do homem. Entramos na natureza de Deus e nos tornamos cada vez mais parecidos com Ele. O tempo e o espaço da peregrinação transformam nossa interioridade, nosso coração. Não será mais um coração de pedra, mas um coração sensível. Este processo de mudança é chamado de conversão ", disse Dom Henryk Hoser em sua conferência. E ele também falou que o fenômeno de Medjugorje é a conversão através da Confissão Sacramental, que já está desaparecendo em alguns países, de modo que em muitas cidades as pessoas não podem mais nem sequer se confessar.
 
"Em Medjugorje, a conversão está ligada ao Sacramento da Reconciliação e ao da Eucaristia. É neles que também encontramos o papel da Mãe de Deus na salvação do Mundo ", explicou o Arcebispo Hoser, desejando finalmente a todos de passarem bem  este tempo santo em Medjugorje e também dando bons votos para todos aqueles que levam o nomes de de José e de Josefina.
"São José é uma pessoa importante. Tem grande significado na vida de Jesus Cristo. Ele foi um grande educador do Filho de Deus, tanto que eles pensavam que o próprio Jesus era um carpinteiro. São José  é o castíssimo esposo de Nossa Senhora. Eu acho que hoje tem também uma grande festa no Céu.
 
A Sagrada Família agora se reúne lá, e hoje tanto Jesus como Maria agradecem a José por tudo o que ele foi e ainda é. No Evangelho ele não diz nada. Ele é um homem que age! Ele certamente acompanhou Maria em sua viagem de Nazaré a Ain Karim. É impensável, de fato, que uma jovem e, além disso, grávida, tenha ido sozinha de Nazaré para Ain Karim, além de atravessar Samaria, que era uma região hostil aos judeus. Da mesma forma São José também levou a Nossa Senhora de Nazaré para Belém, em seguida ele levou ela e Jesus para o Egito, para então cuidar da vida da Sagrada Família lá. Após a morte de Herodes, ele finalmente os levou de volta a Nazaré. Sejam um guia como São José! "disse o Arcebispo Henryk Hoser  aos participantes do Retiro Espiritual, acrescentando que os guias também são pastores que devem ler as Sagradas Escrituras," para saber quem é o homem e quem é Deus, e como levar o homem a Deus ".
 
Mojca Čarapina, presidente da Associação dos Guias de Medjugorje, apresentou a Associação aos presentes no Retiro Espiritual, enquanto Marijana Juričić explicou-lhes a atividade do Escritório para os Peregrinos localizado no escritório paroquial. Finalmente, Vedran Vidović apresentou o Centro de Informação "Mir" Medjugorje aos presentes.
 
Este 26º Retiro Espiritual Internacional para organizadores de peregrinaçõe, guias para centros de paz e grupos de oração, peregrinações e caridade ligadas a Medjugorje terminou na sexta-feira, 22 de março. Na tarde tiveram um  horário de trabalho para os grupos linguísticos, enquanto  à noite os participantes participaram do programa de oração na Igreja de São Tiago.
 

voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
Eventos no Brasil

20/08/2019 - Belo Horizonte (MG)
Adoração ao Santíssimo Sacramento - MG

Ver Todos
 
 

Testemunho de Testemunho do fundador do Secretariado Rainha da Paz RJ, o médico Dr. José Ribamar

É muito forte a relação da Mãe com cada filho que vai á Medjugorje e é , especialmente, emocionante a ligação com seus filhos brasileiros. Há quase 3 décadas o fundador do Secretariado Rainha da Paz do Rio de Janeiro, o médico pediatra Dr. José Ribamar, ao levar a esposa para conhecer este lugar sagrado, recebeu lá, a missão de trazer esta espiritualidade ao Brasil e levar corações até Medjugorje.

Testemunho de Testemunho de Geane de Souza Vieira /Goiânia-Go

Ir à Medjugorje, acredito, é desejo de todo devoto de Nossa Senhora. Meu desejo de ir a esta terra visitada por Maria vinha de muito tempo.

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

MEDJUGORJE - Pedacinho da Bósnia-Herzegovina onde o Céu toca a Terra, cravejado entre duas montanhas Solo sagrado, que há 35 anos recebe as aparições de Nossa Senhora Rainha da Paz.

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2019 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.
Astec Web - Criação de Sites e Lojas Virtuais